Software educacional um desafio possível

Software educacional um desafio possível
O uso de softwares educacionais é uma tarefa difícil para o professor, mesmo tendo a disposição um laboratório de informática com recursos ideais, pois as salas em sua maioria encontram-se sucateadas (ANTONIO, José Carlos, 2010). O uso não se limita ao hardware, mas um software de qualidade que propicie uma atividade integrada e contextualizada no processo ensino-aprendizagem (Gabriela E. Possolli Vesce , 2010).


Leia o artigo de  ANTONIO, José Carlos no link http://professordigital.wordpress.com/2010/05/08/o-uso-pedagogico-da-sala-de-informatica-da-escola que discute em detalhes a sala de informática e seu uso.
O professor possui a tarefa de inserir em seu plano de aula as novas tecnologias, mas não deve fazê-lo como obrigação. O uso equivocado pode acarretar em prejuízos no processo ao invés de trazer um bom resultado para o aprendizado do aluno, portanto devemos pensar no software educacional como uma ferramenta e não o objetivo do trabalho. Outro artigo interessante é proposto por Fábia Magali Santos Vieira no link http://www.edutec.net/Textos/Alia/Misc/edmagali2.htm que elucida o uso dos softwares educativo  e discute a divisão e inserção dos softwares na educação.

O blog http://professordigital.wordpress.com/ possui inúmeros artigos sobre diferentes TICs é recomendável a leitura para uma boa preparação de aulas que envolvam TICs.
A internet oferece vários softwares, mas cabe ao professor decidir como usá-lo em suas aulas, deixo alguns links para um bom referencial.
http://www.emack.com.br/info/download/softwares.php
http://sitededicas.uol.com.br/software.htm
http://www.redescola.com.br/kids/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=29&Itemid=38
http://sitededicas.uol.com.br/artigo6.htm
O portal do MEC http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html é uma ótima ferramenta para preparar nossas aulas e também compartilhar nossas experiências.
Espero ter contribuído com essas dicas para enriquecer as aulas de meus colegas.

Abraços
Professor Vanderlei Franco

Deixe um comentário